Guia Rápido dos Super Esquadrões



Em virtude da exibição de Gokaiger, achei por bem montar um pequeno guia sobre todas series Super sentai, pensando principalmente naqueles que estão vendo sentai pela 1ª vez, e que não são nada familiarizado com o gênero. Trata-se de breves considerações que possam servir futuramente pra a compreensão dos Easter eggs que surgem em gokaiger



Pequeno Guia dos Super Sentai


1975 - Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger)
Tema: Espionagem
Episódios: 84
Foi a primeira serie do genero e é criação de Shotaro Ishinomori (Criador dos Kamen Riders), Os Goranger são uma equipe de super espiões tecnologicos que enfrentam o Exercito da Cruz Negra.

1977 - J.A.K.Q. Dengekitai (Equipe Relâmpago JAKQ)
Tema: Baralho
Episódios: 34
Se baseia em uma equipe de ciborgues, com uniformes baseados em cartas do baralho - Espada (Às), Valete, Rainha e Rei. Foi a primeira série que o integrante de cor vermelha não é o líder e a primeira série a ter confrontos com séries anteriores, o que a partir de Ohranger se manteria como uma tradição anual em longa metragens.

1979 - Battle Fever J
Tema: Dança
Episódios: 52
A história começa com quatro heróis de várias partes do mundo (Japão, França, Quénia e União Soviética - hoje Rússia - e (Estados Unidos). As lutas tinham influencia de varias danças e foi a primeira série em que a cor preta foi usada para um herói.

1980 - Denshi Sentai Denziman (Esquadrão Eletrônico Denziman)
Tema: Tecnologia espacial
Episódios: 51

Cinco jovens descendentes do povo Denji e predestinados a lutar contra os vilões do imperio Vader que ameaçam a Terra. A partir de Denjiman, as séries passaram a possuir robôs gigantes montáveis e os uniformes dos heróis ganhavam um padrão


1981 - Taiyo Sentai Sun Vulcan (Esquadrão Solar Sun Vulcan)
Tema: Animais
Episódios: 50
3 jovens oficiais são escolhido pra herdar poderes dos animais (Águia, Tubarão e Pantera) para lutar contra o Black Magma. É o 1º Esquadrão com animais como tema e o único composto só por homens.





1982 - Dai Sentai Goggle V (Grande Esquadrão Google V)
Tema: Ginástica rítmica
Episódios: 50
Baseado em antigas civilizaçãoes e com a ginastica rítmica nas coreografias de luta os Google V se levantaram contra a Deathdark Deathdark e sua ciência maligna.





1983 - Kagaku Sentai Dynaman ( Esquadrão Cientifico Dynaman)
Tema: Ciência | Episódios: 51
O Império Jyashinka, formado por seres anfíbios, invade a Terra, querendo conquistá-la. Sabendo disso, o Professor Kyuutarou Yumeno trouxe ao seu "laboratório de invenções Yumeno" 5 jovens cientistas, objetivando ajudá-los a encontrar seus sonhos. A eles entregou super-poderes e armas para derrotar o mal.



1984 - Choudenshi Bioman (Super Elétron Bioman)
Tema: Vida
Episódios: 51
Conta a história de cinco heróis cujos corpos são afetados com micro-partículas chamadas "Bio-Partículas", e são congelados até o dia do Juízo Final. Foi a primeira série a apresentar dois membros do sexo feminino (Yellow e Pink). Obteve enorme sucesso na França.


1985 - Dengeki Sentai Changeman (Esquadrão Relâmpago Changeman)
Tema: Animais mitológicos | Episódios: 55
Cinco jovens irradiados pela Força Terrena lutam contra o imperio Gozuma com poderes vindos de animais mitológicos.


1986 - Choushinsei Flashman (Supernova Flashman) Tema: Estrelas | Episódios: 50
20 anos antes 5 crianças foram raptadas na Terra, elas cresceram no Planeta Flash e voltam a terra ao saber que o Imperio Mess pretende atacar o lugar onde nasceram, junto com a vontade de lutar os jovens também carregam a esperança de encontrar seus verdadeiros pais. Primeira serie a ter mais de um robô.


1987 - Hikari Sentai Maskman (Esquadrão da Luz Maskman)
Tema: Poder do corpo | Episódios: 51
Se antecipando ao ataque do império subterrâneo o chefe Sugata treina 5 jovens para manifestarem o seu poder aura e lutar contra o mal. Foi a 1ª serie a ter um sexto guerreiro (só um episódio).


1988 - Choujuu Sentai Liveman (Esquadrão das Super Feras Liveman )
Tema: Amizade | Episódios: 49
Conta a história de estudantes que lutam contra seus antigos amigos que agora fazem parte Imperio Volts pra defender a Terra. Primeira série em que um membro feminino não trajava amarelo ou rosa (Blue Dolphin), a iniciar com três membros e terminar como um quinteto (com a entrada de Black Bison e Green Sai), a primeira a ter veículos em forma de animais para compor os mechas, a primeira a ter um robô mais poderoso formado pela união de dois mechas e a última em que os mechas são transportados por uma fortaleza voadora.

1989 - Kousoku Sentai Turboranger (Esquadrão de Alta Velocidade)

Tema: CarrosEpisódios: 51
20 mil anos atrás, corajosos guerreiros lutaram contra o maligno Império Bohma, que foi derrotado e aprisionado. Porém devido a corrupção dos tempos atuais o Império Bohma consegue escapar de seu aprisionamento. Junto com o Doutor Dazai, Selon, a última das Fadas reuniu cinco estudantes do ginásio para se tornaram os Turborangers e lutar contra Bohma. A serie comemora 10 anos da franquia.

1990 Chikyuu Sentai Fiveman (Esquadrão Terrestre Fiveman)
Tema: Família Episódios: 48
O Doutor Hoshikawa estava tentando encontrar uma forma de transformar o planeta Sedon em um planeta com vida. Eis que o grupo Zone chega e destrói seu laboratório. Depois de tal ocorrido ele e sua esposa ficaram separados de seus cinco filhos. O Doutor Arthur G6, assistente robótico do Doutor Hoshikawa, passa a criar seus filhos para quando crescerem lutaram contra o Império Zone. Primeira série em que o time era formado por irmãos, técnica repetida novamente 9 anos depois em Go Go V. A série foi marcada por grande polêmica pelo baixíssimo sucesso no Japão, o que gerou uma grave crise financeira na Toei Company, que esteve à beira da falência na época. A situação somente se estabilizaria com o sucesso da série seguinte
1991 - Chōjin Sentai Jetman (Esquadrão dos Homens Pássaro Jetman)
Tema: Pássaros | Episódios: 51
Cientistas descobrem a força birdnic e escolhem jovens para testá-la e acabam virando os heróis que lutaram contra a força do mal Vyran. Jetman faz homenagem a um amime famoso Gatchaman (Batalha dos Planetas) ao usam pássaros como tema.


1992 - Kyōryū Sentai Zyuranger (Esquadrão Dinossauro Zyuranger)
Tema: Animais pré históricos | Episódios: 50


A feiticeira Bandora é libertada de sua prisão sem querer e cinco guerreiros de uma antiga civilização de humanos que evoluíram dos dinossauros despertam e usam os poderes de divindades em forma de animais pré históricos para lutar contra o mal. Foi a primeira série a ter um sexto guerreiro como personagem fixo, assim como também foi a primeira a ser adaptada ao mercado americano como Power Rangers.


1993 - Gosei Sentai Dairanger (Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger)
Tema: Animais místicos Episódios: 50
Há 8000 anos existiam 3 tribos, as quais vivem em paz. Quando uma delas resolveu dominar o mundo, criaturas místicas e 5 guerreiros de ki apareceram para impedí-los. As outras duas tribos, ancestrais da humanidade, desapareceram. A Tribo Gorma retorna em 1993 e, para enfrenta-los, novos Dairangers surgem. Na versão americana somente foram aproveitados os robôs e o ranger branco na segunda temporada de Power Ranger, que ainda se utilizava das roupas de Zyuranger


1994 - Ninja Sentai Kakuranger (Esquadrão Ninja Kakuranger)
Tema: Arte ninja Episódios: 53
Há 400 anos houve grande batalha entre os ninjas e os Youkai, o qual terminou com a prisão dos vilões em uma caverna protegida pela Porta do Selo (Seal Door). Nos dias atuais, um Youkai sobrevivente consegue libertar seus companheiros, e agora os descendentes de grandes ninjas do passado devem se unir para derrota-los.



1995 - Chōriki Sentai Ohranger (Esquadrão superpoderoso Ohranger)
Tema: Civilizações antigas Episódios: 48
Há 600 milhões de anos, um robô chamado Bacchus Wrath foi criado e se voltou contra seus criadores. Ele foi derrotado e banido da Terra. Em 1999, esse robô retorna como o líder do império Baranoia afim de acabar com a humanidade e iniciar o reino das máquinas. Super Energias são revividas do passado e, com a união de pedaços de uma placa de pedra, são revelados os segredos do “Super Poder” (“Super Power”). Uma pirâmide é construída para gerar poder Tetraedro para permitir a 
transformações dos heróis em Ohranger.


1996 - Gekisou Sentai Carranger (Esquadrão Super Veloz Carranger)
Tema: Carros Episódios: 48
Cinco funcionários da oficina de automóveis Pegasus acham o Dappu, um alienígena que dá aos cinco poderes das lendárias constelações de carros. Carranger é uma paródia de Turboranger, de 1989.







1997 Denji Sentai Megaranger (Esquadrão Eletromagnético Megaranger)
Tema: Video game Episódios: 51
Cinco jovens colegiais campeões no jogo de fliperama Megaranger são convidados pelos seus criadores, o laboratório INET, para realizar um tour pelas instalações da empresa. Durante o tour, o local é atacado e é revelado que o jogo era um simulador de combate para identificar potenciais recrutas para lutar contra os vilões. Os cinco, então, se tornam os Megaranger.

1998 - Seijuu Sentai Gingaman (Esquadrão das Feras Estelares Gingaman)
Tema: Feras estelares Episódios: 50
Há 3000 anos, os piratas espaciais Barban invadiram a Terra, mas foram aprisionados pelas Starbeats (Bestas estelares) e os primeiros Gingaman. Seus poderes são passados adiante, de geração em geração, até que, na cerimônia da passagem dos poderes para a 133ª. Geração, um terremoto destrói o selo da prisão dos vilões, que são libertados.


1999 - Kyuukyuu Sentai GoGoFive (Esquadrão de Resgate Gogo V)
Tema: Resgates |  Episódios: 50
O dia em que os planetas se alinharem e formarem a Grande Cruz (“Grand Cross”), a vilão Grandiene ressuscitará. Seus filhos vão a Terra para criar um reino de terror para ela, enquanto isso. O doutor Tatsumi prevê esse acontecimento e deixa sua família para secretamente desenvolver e construir o Sistema de Resgate (Rescue System). Em 1999, ele dá os poderes aos seus cinco filhos. Esta série não teve um sexto integrante.


2000 - Mirai Sentai Timeranger (Esquadrão do Futuro Time Ranger)
Tema: Futuro Episódios: 51
No ano 3000, a viagem no tempo, já criada, se torna ilegal após uma crise de paradoxos temporais. Para prevenir crimes temporais, é criado um departamento de proteção do tempo. Uma gangue do mal consegue enganar 4 cadetes e viajar para o ano 2000 para cometer crimes. Os 4 cadetes vão atrás deles para proteger a história. Lá eles encontram um rapaz e juntos se tornam Timeranger. Para se sustentar, eles realizam trabalhos simples pela empresa Tomorrow Research, criada por eles mesmos.




2001 - Hyakujuu Sentai Gaoranger (Esquadrão das Cem Feras Gaoranger)
Temas: Feras | Episódios: 51
Há 1000 anos, antigos guerreiros Gao selaram os Orgs (ogros) após uma grande batalha. No dias de ajuda, os Orgs despertam e cinco novos guerreiros devem abandonar seus nomes e vidas para se tornar os novos Gaoranger e proteger a Terra. Eles são chamados por suas cores.
Como 25ª. Série Super Sentai, teve um especial que reuniu vários membros de outros esquadrões.
 

2002 - Ninpuu Sentai Hurricaneger (Esquadrão do Vento Hurricaneger)
Tema: Arte ninja Episódios: 51
Na academia de ninja Hayate, 3 pupilos não estão conseguindo acompanhar. Mas, por achar que eles tem potencial, o mestre deles os treina pessoalmente toda manhã. Quando a academia é atacada por alienígenas, quase todos os estudantes são mortos. Os três são levados para uma base secreta e se tornam os lendários Hurricaneger.


2003 - Bakuryū Sentai Abaranger (Esquadrão Dinossauro Explosivo Abaranger)
Tema: Dinossauros Episódios: 50
Há 65 mil anos, um meteorito teria caído na Terra e matado todos os dinossauros, mas, na verdade, a Terra foi dividida em dois universos paralelos: a Dino Terra (Dino Earth), na qual os dinos eram os seres mais evoluídos, e a Outra Terra (Another Earth), a nossa Terra. Na Dino Terra, as raças Dragonoid e Burstosaur entram em combate contra os Evoliens, e quando Asuka, um Dragonoid, chega na nossa Terra via um portal transdimensional, os inimigos o seguem e atacam Tóquio usando três Burstosaurs sob controle do mal. Um chamado é enviado a três pessoas que possuam Dino Guts (guts = coragem) para domar as três feras e se tornarem Abaranger.


2004 - Tokusou Sentai Dekaranger (Esquadrão Investigativo Dekaranger)
Tema: Polícia Episódios: 50
A Special Police Dekaranger (S.P.D.) é uma polícia espacial que foi criada especialmente para capturar criminosos espaciais, e possui inúmeras filiais por todo o universo, inclusive na Terra. Os oficiais de campo de cada filial saem para investigar casos e se transformam em Dekaranger quando necessário. Nessa série, os monstros não ficam gigantes. Em vez disso, eles usam robôs gigantes. Também não havia uma organização do mal.

2005 - Mahou Sentai Magiranger (Esquadrão Magico Magiranger)
Tema: Magia Episódios: 49
O grupo Infershia é aprisionado dentro da Terra por 15 anos pelo reino de Magitopia. Quando eles retornam, cinco irmãos testemunham a transformação de sua mãe, que dá a eles os Magi Phones para se tornarem os Magiranger, que usam magia para combater o mal.




2006 - GoGo Sentai Boukenger (Esquadrão Vibrante Boukenger)
Tema: Aventuras e relíquias Episódios: 49
Relíquias poderosas chamadas Precious (Preciosos) começam a aparecer pelo mundo todo. Para evitar que elas não caiam em mãos erradas, é criado um time de operação especial, os Boukenger, para lutar e coletar as Precious mais poderosas. Como 30ª. Série Super Sentai, teve um especial que reuniu vários membros de outros esquadrões, neste filme também aparece um ranger formado a partir do poder de todos os vermelhos, ele volta a aparecer no episódio 2 de Gokaiger entregando o baú com as Rangers Key ao Marvelous.


2007 - Juken Sentai Gekiranger (Esquadrão Punhos de Fera Gekiranger) Episódios: 49
Tema: Artes marciais (Kenpo)
Há 4000 anos na China, foi criada uma arte marcial chamada de Jyuken, que visa imitar as habilidades dos animais e alcançar paz espiritual. Com o tempo, o estilo se dividiu em Jyuken e Rin Jyuken Akugata, este último sendo a forma maléfica do Jyuken. Uma grande batalha se sucedeu, terminando com o selamento dos poderes dos integrantes do Rin Jyuken. Foi então criada a escola Geki Jyuken Beast Arts, que ensina o bem. Nos dias atuais, um estudante de Geki Jyuken passa para o lado do Rin Jyuken e traz de volta a vida os antigos usuários do estilo do mal. Para combatê-los, dois jovens treinados na escola de Geki Jyuken e um garoto selvagem criado por tigres se tornam os Gekiranger.

2008 - Engine Sentai Go-onger (Esquadrão Motorizado Go-onger)
Tema: Veículos motorizados Episódios: 50
Além do nosso mundo, existem mais 11 mundos, chamados de Braneworlds. Um deles é o Machine World (Mundo das Máquinas), onde vivem seres gigantes em forma de veículos que lutam contra o império Gaiark, que deseja poluir o mundo deles. Com a derrota iminente, os vilões escapam para a Terra, chamada de Human World (Mundo dos Humanos), e tentam criar seu paraíso de poluição. Seis habitantes do Mundo das Máquinas os seguem e procuram humanos para se tornarem seus parceiros, os Go-Onger.

2009 - Samurai Sentai Shinkenger (Esquadrão Samurai Shinkenger)
Tema: Samurai Episódios: 49
Por 18 gerações, os samurais do clã Shiba vem suprimido as intenções maléficas dos Gedoushu, espirítos do mal que entram no nosso mundo através de fendas entre construções, como os Shinkenger. O grupo é composto pelo líder do clã e seus quatro vassalos, membros de outras famílias de samurai. Primeiro Serie com uma mulher vestindo a roupa vermelha do líder

2010 - Tensou Sentai Goseiger (Esquadrão Celestial Goseiger)
Tema: Anjos Episódios: 50
10 mil anos atrás, humanos nascidos com misteriosos poderes são levados ao Mundo Gosei para não causar problemas aos humanos normais. Eles são chamados de Anjos Gosei. Nos dias atuais, o Mundo Gosei é atacado e a torre que faz a ponte entre a Terra e o Mundo Gosei é destruída. Cinco Anjos Gosei aprendizes estavam na Terra no momento do ataque e são obrigados a se tornarem Goseigers para lutar contra os vilões, ao mesmo tempo que tentam encontrar um meio de voltar ao seu mundo.

2011 - Kaizoku Sentai Gokaiger (Esquadrão Pirata Gokaiger)
Tema: Piratas Episódios: Em exibição
Um grupo de jovens piratas espaciais chegam na Terra para tentar achar o Maior Tesouro do Universo. Mas eles acabam se deparando com o Império Espacial Zangyack, responsável pela destruição de vários mundos, e cuja uma tentativa de invasão anterior foi impedida pelos 34 grupos de Sentai anteriores aos Gokaiger. Para lutar contra os vilões, os piratas se transformam em Gokaiger e usam os poderes dos esquadrões anteriores. É a 35ª. Série Super Sentai.

Escrito por Thiago Legionário & Time Pink

Comentários

  1. Muito legal seu post! Sempre gostei dos super sentais, Kamen Riders e afins, no aguardo da postagem do epi. 8 de Gokaiger. Parabens pelo trabalho! o/

    ResponderExcluir
  2. adorei a atitude
    só posso agradecer imensamente por esse guia
    eu não conhecia nada pelo menos agora dá pra saber um pouquinho já que gokaiger é a primeira serie super sentai que assisto

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. http://fascinora.wordpress.com/2011/02/19/super-sentai/

    ResponderExcluir
  4. Guia rápido, objetivo e prático! Além claro de ser super útil! Sensacional... melhor impossível! ^_^ Meus sinceros agradecimentos e aqui deixo o meu MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  5. Ficou Show!! Muito prático!! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário